Netanyahu critica apoio<br>à Palestina

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, advertiu esta semana o parlamento francês que considerará uma irresponsabilidade a eventual aprovação de uma resolução não vinculativa a pedir o reconhecimento do Estado palestiniano independente.

«Naturalmente que estou preocupado porque o reconhecimento de um Estado palestiniano seria irresponsável», disse Netanyahu em declarações aos jornalistas, acrescentando que isso seria votar «por uma Palestina sem paz». Na sua opinião, os palestinianos querem um Estado «não para pôr fim à guerra com Israel, mas para a prosseguir a partir de fronteiras melhoradas».

As declarações de Netanyahu, cuja política de expansão dos colonatos nos territórios ocupados é alvo de crescente críticas internacionais, incluindo dos seus aliados tradicionais, ocorrem depois de a Suécia ter reconhecido o Estado palestiniano, da votação do parlamento britânico pedindo ao governo que siga o exemplo sueco e iniciativas semelhantes agendadas nos parlamentos francês e espanhol.




Mais artigos de: Internacional

PCP participa no 16.º EIPCO

A importância do papel e da acção dos partidos comunistas e operários foi sublinhado no 16.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, realizado em Guayaquil, Equador, de 13 a 15 de Novembro.

PLD lidera sondagens

O Partido Liberal Democrata (PLD) lidera as intenções de voto nas eleições marcadas para 14 de Dezembro no Japão, revelam as sondagens divulgadas esta segunda-feira pelo diário Nikkei e pela Tokio TV.

Impasse continua

As conversações entre os representantes governamentais e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP) estão num impasse delicado, aguardando o desenlace das operações em curso para a libertação do general...

A batalha de Ferguson

Quando, em 1950, os EUA decidiram invadir a Coreia, o presidente Truman não lhe chamou uma guerra, que exige a aprovação do Congresso, mas sim uma «acção policial». Cem dias depois do homicídio de Mike Brown, um jovem negro, pobre e...